SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
20
20ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Saúde

Ampliada a faixa etária para a vacinação contra a dengue em SC

Até então apenas adolescentes de 10 a 14 anos podiam ser imunizados

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
07/02/2025 19:57Atualizado há 7 meses
WhatsappFacebook
Ampliada a faixa etária para a vacinação contra a dengue em SC
Vacinação contra a dengue tem foco nas faixas etárias mais vulneráveis (Foto: Takeda/Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina, em conjunto com representantes de secretarias municipais, decidiu ampliar a faixa etária da vacinação contra a dengue. Anteriormente restrita a adolescentes de 10 a 14 anos, a vacina agora será oferecida também a jovens de 15 e 16 anos. A decisão foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na quinta-feira (6).

A ampliação da faixa etária, porém, ocorrerá conforme a disponibilidade de vacinas em cada município. As prefeituras terão a responsabilidade de definir como se dará a distribuição das doses, levando em consideração o número de vacinas disponíveis e as necessidades locais para garantir a conclusão do esquema vacinal. É importante que cada cidade ajuste sua estratégia com base na quantidade de imunizantes recebidos.

Os municípios precisam manter um estoque adequado de vacinas, já que o esquema vacinal exige um intervalo de 90 dias entre as doses. A medida visa garantir que mais pessoas sejam imunizadas, prevenindo novos surtos e minimizando os impactos da dengue nas comunidades.

Publicidade

Atualmente, 76 municípios de Santa Catarina têm acesso à vacina contra a dengue, com a cobertura concentrada nas regiões Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste. A SES já solicitou ao Ministério da Saúde a expansão da vacinação para as regiões do Foz do Rio Itajaí, Extremo Oeste e Xanxerê, a fim de alcançar mais pessoas e combater o avanço da doença.

A vacinação contra a dengue é uma medida importante para controlar a propagação da doença, que continua sendo uma ameaça à saúde pública. A dengue pode causar sérios problemas de saúde, como hemorragias e choque, e, em casos graves, até levar à morte.