
Cumprindo agenda no Oeste catarinense nesta sexta-feira (12), o governador Jorginho Mello autorizou o início das obras de ampliação do Hospital da Criança Augusta Muller Bohner (HC), em Chapecó. O ato contou também com a presença do prefeito de Chapecó, João Rodrigues. O projeto prevê a criação de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e a ampliação da capacidade de internação de 51 para 69 leitos, fortalecendo o atendimento infantil em toda a região.
Durante a solenidade, foi assinado o Contrato de Gestão com o Instituto de Saúde Santa Clara, responsável pela operacionalização e execução dos serviços no hospital. A iniciativa consolida a gestão estadual da unidade, assumida em 2023, e marca mais uma etapa do processo de reestruturação do atendimento pediátrico no município.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estima um investimento de R$31 milhões na ampliação da unidade. As obras serão executadas em duas fases e incluem, entre as melhorias, a implantação do Serviço de Tomografia Computadorizada, com atendimento a pacientes internados, do Pronto Atendimento e do Ambulatório, além do suporte à demanda externa conforme a necessidade da Central Estadual de Regulação.
Ainda durante a cerimônia, foi lançado o Programa Sangue Total para a Região Oeste. A iniciativa catarinense é considerada pioneira no país por implantar, de forma permanente e estruturada, a transfusão pré-hospitalar de Sangue Total O+ de baixa titulação (LTOWB) diretamente no local da ocorrência, inclusive em operações aeromédicas. Até então, o modelo estava disponível apenas em Florianópolis e Blumenau.



