HRO recebe consultoria para ampliar atendimento e reduzir dívidas

Estado assume a gestão do hospital por 12 meses, mas administração segue com a associação

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
23/04/2024, 17:18
Atualizado há 24 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Uma equipe do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, está realizando consultoria e planejamento para ajustar a gestão e as contas do HRO (Foto: Divulgação)Uma equipe do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, está realizando consultoria e planejamento para ajustar a gestão e as contas do HRO (Foto: Divulgação)

A reunião da Bancada do Oeste trouxe uma perspectiva para o futuro do Hospital Regional do Oeste. A secretária de Saúde, Carmen Zanotto, confirmou que o Estado vai se responsabilizar pela gestão do hospital por 12 meses, mas a administração segue com a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira. Também foi contratada uma consultoria para ajudar na meta de redução de dívidas e na ampliação do atendimento. 

Uma equipe do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, está realizando consultoria e planejamento para ajustar a gestão e as contas do HRO. Após visitas entre fevereiro e março, foi apresentado um diagnóstico neste mês à Secretaria de Estado da Saúde. 

O próximo passo, agora, é fazer um planejamento estratégico que vai estabelecer, na prática, o que o hospital precisa fazer para melhorar a gestão e garantir a redução das despesas, além de ampliar a capacidade de atendimento e serviços. A coordenadora da Bancada do Oeste, a deputada Luciane Carminatti (PT), saiu otimista da reunião.

“Eu acredito que demos hoje um passo fundamental. Não é uma coisa imediata, nem de um dia ou dois. Mas agora estamos identificando os problemas e as possíveis saídas. Eu tenho certeza de que em curto, médio e longo prazo nós teremos uma outra condição de atendimento no hospital regional”, afirma. 

Sobre o hospital

O Hospital Regional do Oeste atende uma população de 1,3 milhão de habitantes de 130 municípios. É referência em alta complexidade para neurocirurgia, gestação de alto risco. Recebe também casos urgências e emergências. 

Relacionadas: