Cinco anos depois, Eko’7 enfrenta novo incêndio
Empresa já havia registrado caso semelhante em 2020

Na noite desta sexta-feira (25), um incêndio de grandes proporções atingiu um dos barracões da indústria de colchões Eko’7, localizada às margens da BR-282, no km 544, Distrito de Sede Figueira, em Chapecó (SC).
Segundo informações preliminares, no momento do início das chamas havia uma confraternização com aproximadamente 100 pessoas nas dependências da empresa. Não houve registro de feridos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 20h24 e mobilizou equipes de Chapecó, Coronel Freitas e Xaxim. O fogo atingiu uma estrutura de aproximadamente 3.400 m², que abrigava o setor químico e o processo de fabricação de espuma da indústria. A edificação foi completamente consumida pelas chamas e teve colapso estrutural total.
A estratégia adotada pelos bombeiros foi o confinamento das chamas à área de origem, evitando que o fogo se alastrasse para os demais galpões. Com o risco de desabamento, o combate foi realizado de forma externa. A operação durou cerca de três horas e utilizou 20 mil litros de água. No total, 21 socorristas e nove viaturas participaram do atendimento. A área foi isolada e será periciada para apurar as causas do incidente.
A Eko’7 ocupa um terreno de 400 mil metros quadrados e já havia enfrentado outro fato semelhante em 2020.
Neste sábado (26), um princípio de sinistro foi registrado em outra parte da empresa — um barracão diferente do afetado na noite anterior. Desta vez, o foco ocorreu em um painel do sistema de energia solar, instalado na cobertura de uma das edificações, e foi rapidamente controlado por funcionários com uso de extintores. A estrutura sofreu apenas danos leves.