Rádio Centro Oeste

Promessas de dinheiro fácil explicam maioria dos casos de golpe

Em 2024, o estado catarinense registrou 72.800 estelionatos virtuais

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
01/08/2025, 13:54
Atualizado há cerca de 16 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Polícia Civil orienta população para não cair em crimes virtuais (Foto: Divulgação)Polícia Civil orienta população para não cair em crimes virtuais (Foto: Divulgação)

“Não converse com estranhos!” Essa frase, bastante conhecida e repetida por gerações, volta a fazer sentido — mas agora, no ambiente digital. Os golpes pela internet têm se tornado cada vez mais comuns, e Santa Catarina tem enfrentado um aumento expressivo nesse tipo de crime. 

Só em 2024, o estado registrou cerca de 72.800 estelionatos virtuais, o que representa impressionantes 26% de todos os casos do país. O delegado Éder Matte explica que os criminosos se aproveitam da confiança, da pressa ou até do medo das vítimas. 

E muitas vezes, a abordagem parece legítima: alguém fingindo ser um bilionário conhecido como Elonk Musk que fez uma vítima em Pinhalzinho recentemente, um parente em apuros ou uma promoção imperdível.

“Fique atento. Proteja seus dados, não confie em qualquer mensagem e oriente também familiares, principalmente os mais idosos, que muitas vezes são o alvo preferido dos meliantes”, relata.

Relacionadas:

Ouça ao vivo