
O Corpo de Bombeiros de Xanxerê foi acionado na noite de quinta feira (01) para atender uma ocorrência envolvendo o possível desaparecimento de uma mulher adulta e de uma criança no rio Chapecozinho, nas proximidades da Linha Voltão, no interior do município. As vítimas teriam caído no rio ao entardecer e, até o final da tarde desta sexta feira (02), continuavam desaparecidas.
Assim que acionado, os bombeiros se deslocaram uma primeira equipe ao local para averiguação da situação e início das buscas. Na sequência, outras guarnições reforçaram a operação e uma equipe composta por oito bombeiros militares passou a realizar varreduras ao longo das margens do rio Chapecozinho.
Após mais de cinco horas de trabalho contínuo, as buscas precisaram ser suspensas durante a noite devido às condições de visibilidade e à segurança das equipes, ficando prevista a retomada das operações na manhã do dia seguinte.
Na manhã desta sexta feira (02), uma nova etapa da operação foi iniciada com o reforço do efetivo. Ao todo, 12 bombeiros militares retomaram as buscas, concentrando os trabalhos principalmente nas margens do rio e em áreas adjacentes.
Ao longo do dia, mais de 50 quilômetros foram percorridos pelas equipes terrestres. Além do trabalho em solo, um drone foi empregado para auxiliar nas varreduras aéreas, ampliando o alcance da busca em locais de difícil acesso.
De acordo com relatos do acompanhante que estava com as vítimas, mãe e filha estavam em um momento de lazer quando entraram no rio, possivelmente para tentar atravessar, sendo arrastadas pela forte correnteza.
As condições do rio, com correntezas intensas, impediram nesta sexta feira o uso de embarcações e a atuação de equipes de mergulho. Mesmo assim, os bombeiros informaram que estão sendo mapeados pontos de interesse ao longo do rio Chapecozinho para avaliar a possibilidade de empregar esses recursos na continuidade das buscas nos próximos dias.


