Rádio Centro Oeste

Segurança pública bate recordes positivos e SC se consolida como estado mais seguro do país

Com recordes de redução em homicídios, feminicídios e roubos, Estado reforça investimentos em tecnologia

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
18/07/2025, 23:01
Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Santa Catarina reduz a criminalidade e registra as menores taxas em mais de uma década (Foto: Ricardo Trida/PCISC)Santa Catarina reduz a criminalidade e registra as menores taxas em mais de uma década (Foto: Ricardo Trida/PCISC)

Santa Catarina encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados históricos no combate à criminalidade. De acordo com relatório da Diretoria de Inteligência Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Estado registrou os menores índices em diversos tipos de crimes desde o início das séries históricas. O dado mais expressivo está na taxa de mortes violentas, que caiu 17,1% em comparação ao mesmo período de 2024, atingindo o índice de 3,9 — o menor desde 2011.

A taxa de homicídios caiu para 2,8 a cada 100 mil habitantes, com 224 ocorrências — queda de 20,6% em relação a 2024. Em 68% dos municípios catarinenses não foi registrado nenhum caso. O mês de junho, em especial, registrou apenas 27 homicídios, o menor número desde 2008. Também houve redução de 11,1% nos latrocínios e de 33,3% nos casos de lesão corporal seguida de morte.

Outro dado relevante está na diminuição dos feminicídios, com redução de 30,3% em relação ao primeiro semestre do ano passado, atingindo a segunda menor taxa desde 2018: 0,29 por 100 mil habitantes. A violência doméstica também teve queda: foram 1.845 ocorrências a menos, uma redução de 3,6%.

Durante a coletiva de imprensa de apresentação dos dados, o secretário da Segurança Pública, Flávio Rogério Pereira Graff, atribuiu os resultados ao trabalho coordenado das forças de segurança e à política de investimento do governador Jorginho Mello.

“Sob a liderança do governador, estamos caminhando para sermos o melhor estado do país para se viver, com segurança, oportunidades e desenvolvimento humano”, declarou.

Nos crimes patrimoniais, Santa Catarina também bateu recordes positivos. O roubo teve a menor taxa desde 2010, com redução de 17,2% em relação a 2024. O furto a instituições financeiras caiu 45,7%. Já os furtos em geral registraram queda de 3,3%, e os índices de roubo e furto de veículos atingiram os menores patamares da série histórica, com reduções de 15,5% e 7,1%, respectivamente.

Apesar do aumento nacional dos crimes digitais, Santa Catarina apresentou um recuo de 7,2% nos estelionatos virtuais, resultado atribuído à ação eficiente das forças de segurança no ambiente online.

O Corpo de Bombeiros Militar também apresentou avanços, os atendimentos a incêndios aumentaram em quase 31%, enquanto as operações de busca e salvamento cresceram 17%. Ao todo, quase 84 mil pessoas foram socorridas entre janeiro e junho.

Por fim, a SSP destacou o investimento de R$40 milhões no projeto de reconhecimento facial com inteligência artificial, que prevê a instalação de mil câmeras em 60 municípios. Os testes vêm sendo realizados em grandes eventos e, neste fim de semana (19 e 20 de julho), será avaliado o uso de drones durante as celebrações de aniversário de Balneário Camboriú.

“O projeto trará uma revolução na forma como atuamos em prevenção e investigação, ampliando ainda mais a eficiência das nossas forças de segurança”, afirmou o secretário adjunto da SSP, coronel Sinval Santos da Silveira Júnior.

Relacionadas:

Ouça ao vivo