
Uma mulher de 49 anos mobilizou a Brigada Militar ao ir até o aeroporto de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, acreditando que encontraria o ator norte-americano Brad Pitt. O caso ocorreu na véspera de Natal e, inicialmente, foi tratado como um possível golpe de relacionamento virtual.
Suspeita inicial
De acordo com a polícia, a senhora contou que mantinha conversas há cerca de dois meses com alguém que se apresentava como o ator. Ela relatou que chegou a fazer chamadas de vídeo e acreditava estar em um relacionamento à distância, com planos de casamento e vida juntos no Brasil.
No dia marcado para o encontro, ela foi ao aeroporto desativado da cidade esperando a chegada do "famoso". Os agentes então foram chamados por moradores após perceberem a movimentação. Não havia voos agendados para o local.
A hipótese inicial levantada: golpe virtual, na modalidade conhecida como romance scam, em que criminosos utilizam perfis falsos de celebridades ou estrangeiros para ganhar a confiança das vítimas e, depois, pedir dinheiro. Autoridades chegaram a reforçar o alerta para esse tipo de crime, que cresce com o uso de tecnologias de edição e inteligência artificial.
Reviravolta
Após a repercussão do caso em todo o país, a envolvida prestou novo depoimento. Ela afirmou que a situação teria sido uma brincadeira envolvendo o filho de 12 anos e negou ter sofrido qualquer prejuízo financeiro. Segundo o novo relato, não havia expectativa real de que Brad Pitt estivesse vindo ao estado gaúcho.
A Polícia Civil informou que mesmo com a mudança de versão, o episódio segue sendo usado como alerta. O astro dos cinemas não tem qualquer relação com o acontecido.