
O Exército Brasileiro vai doar um blindado anfíbio de 11 toneladas para a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O veículo, que já foi utilizado na Missão de Paz no Haiti entre 2004 e 2017 e participou de operações no Rio de Janeiro em 2018, será empregado em ações ostensivas no estado.
Com velocidade máxima de 90 km/h, o modelo é capaz de se deslocar tanto em terra quanto na água. Segundo o Exército, será o primeiro blindado anfíbio desse tipo a operar em Santa Catarina.
Atualmente em Florianópolis, o veículo será levado a Joinville para a cerimônia de doação, ainda sem data definida. Após a entrega, passará por adaptação e receberá nova identidade visual.
De acordo com o tenente-coronel Christopher Rudolf Froehner, policiais militares passarão por capacitação para conduzir o blindado. Além do transporte de tropas, o equipamento poderá ser utilizado em situações de calamidade pública, como enchentes.