Conselheiros Tutelares de Pinhalzinho são empossados

Ato ocorreu na manhã desta quarta (10), na Câmara de Vereadores

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
10/01/2024, 17:31
Atualizado há 4 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Novos conselheiros tutelares são empossados em Pinhalzinho  (Foto: Divulgação )Novos conselheiros tutelares são empossados em Pinhalzinho (Foto: Divulgação )

Mais de 30 mil conselheiros tutelares, nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, tomam posse nessa quarta-feira (10). Os membros dos Conselhos Tutelares desempenham importante papel para a infância e juventude durante o mandato de quatro anos. Os servidores públicos têm a responsabilidade de zelar pela garantia de direitos das crianças e jovens, como educação, saúde, convívio familiar e proteção contra a violência, agindo a partir do recebimento de denúncias de violações ou ameaças. Os conselheiros têm a competência de fiscalizar, independentemente de haver ou não denúncia.

Papel dos Conselheiros Tutelares

Cabe aos membros dos Conselhos Tutelares – pelo menos cinco conselheiros em cada órgão, que pode ser mais de um por município, a depender da quantidade de moradores na região – atuar como mediadores entre as instituições governamentais, a comunidade e as famílias, com o objetivo de assegurar o bem-estar das crianças e adolescentes.

Em Pinhalzinho, a posse ocorreu nesta manhã, na Câmara Municipal de Vereadores. Os conselheiros empossados foram: 

Alexandre Carlos Sutil; 
Gessica Moterle Woitexem; 
Liliam Garcia; 
Márcia Trichez; 
Rosi Carletto Zanella. 

 

Relacionadas: