Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Chapecó recebe II Encontro Sul-Brasileiro de Fitossanidade com foco em bioinsumos

Evento reunirá especialistas e profissionais nos dias 7 e 8 de maio para debater soluções sustentáveis no manejo de pragas e doenças agrícolas

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
06/05/2025, 17:15
Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Encontro será realizado em Chapecó nos dias 07 e 08 maio (Foto: Epagri)Encontro será realizado em Chapecó nos dias 07 e 08 maio (Foto: Epagri)
PublicidadePublicidade

Nos dias 07 e 08 de maio, Chapecó (SC) receberá o II Enfit-Sul (Encontro Sul-Brasileiro de Fitossanidade) e do IV Workshop Estadual sobre Manejo Fitossanitário, eventos que prometem movimentar o setor agrícola regional. O encontro vai reunir especialistas, pesquisadores, estudantes e profissionais para discutir práticas inovadoras e sustentáveis no controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

Com o tema “Fitossanidade na era dos bioinsumos”, a programação reflete a crescente busca por alternativas sustentáveis na agricultura, destacando o papel dos insumos biológicos no manejo fitossanitário. A palestra de abertura será conduzida pelo professor Italo Delalibera Jr., da ESALQ/USP, com o tema “Bioinsumos: mercado, tendências e aplicações”, trazendo uma visão ampla sobre o mercado e as inovações na área.

Ao longo dos dois dias, os participantes poderão acompanhar quatro sessões temáticas, abordando temas como fitossanidade com bioinsumos, manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas. O objetivo é fomentar o intercâmbio de experiências e oferecer atualizações técnicas sobre os principais cultivos agrícolas da região Sul.

O evento será na Associação Atlética Recreativa Alfa (AARA) e as inscrições podem ser feitas no site eventos.uceff.edu.br/eventos/ENFITSUL2025. O momento é promovido pela Epagri, em parceria com Cidasc, UCEFF Educacional, Unochapecó, Unoesc, UFFS e Governo de Santa Catarina.

O que é a Fitossanidade?

Fitossanidade é o conjunto de práticas, técnicas e conhecimentos usados para garantir a saúde das plantas, prevenindo e controlando pragas, doenças e plantas daninhas nas lavouras. O objetivo principal é proteger os cultivos agrícolas e florestais para garantir produtividade, qualidade dos alimentos e sustentabilidade ambiental.

Ela envolve a Identificação e monitoramento de pragas e doenças, uso de defensivos agrícolas (químicos e biológicos), adoção de práticas culturais (como rotação de culturas e manejo do solo) e implementação do manejo integrado de pragas (MIP), que combina diferentes métodos de controle para reduzir o impacto ambiental.

Nos últimos anos, a fitossanidade tem avançado para incorporar bioinsumos, como microrganismos e extratos naturais, buscando reduzir o uso de produtos químicos e atender às demandas por uma agricultura

Relacionadas:

Ouça ao vivo