Rússia e mais três países flexibilizam regras para importação de frango do Brasil
Apenas carnes do do Rio Grande do Sul terão restrições para esses países

Em meio ao cenário de restrições internacionais à carne de frango brasileira por conta da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), conhecida como gripe aviária, quatro países anunciaram a flexibilização das barreiras impostas. Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão decidiram restringir a suspensão das importações apenas ao estado do Rio Grande do Sul, onde foram registrados focos da doença. Antes, as medidas desses países eram mais abrangentes e incluíam diversas regiões do Brasil.
A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em balanço apresentado em Brasília. A flexibilização por parte desses países representa um alívio parcial para o setor avícola brasileiro, que enfrenta um crescente cerco internacional desde a notificação dos primeiros casos da doença.
Por outro lado, a Arábia Saudita, que antes limitava a suspensão ao município onde houve o foco, decidiu ampliar a restrição para todo o estado do Rio Grande do Sul. Medidas semelhantes foram adotadas por Turquia e Emirados Árabes Unidos. Enquanto os Emirados restringiram a importação de carne de frango especificamente do município de Montenegro (RS), a Turquia optou por suspender totalmente a entrada de carne de frango oriunda do estado gaúcho.
Quadro Atual das Restrições
Países que suspenderam totalmente as importações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão.
Países que restringiram as importações apenas ao estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.