
O Programa Estrada Boa Rural, lançado em julho pelo governador Jorginho Mello e regulamentado pelo Decreto 1.160 de 9 de setembro de 2025, começa a se consolidar como uma das principais ações do Governo de Santa Catarina voltadas ao desenvolvimento do interior. Em pouco mais de dois meses desde a regulamentação, a iniciativa já soma 42 solicitações formais de municípios interessados em aderir ao modelo de parceria entre Estado e prefeituras para a melhoria das vias rurais.
Entre os municípios que avançaram de fase está Águas Frias, que teve sua solicitação habilitada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. Com a publicação da portaria, o município está oficialmente autorizado a seguir para o processo de contratação das obras, etapa que marca o início da transformação das estradas rurais da região.
Além de Águas Frias, também foram habilitados Iraceminha e Urussanga. A primeira portaria do programa havia sido publicada para Cocal do Sul, que já está apta a iniciar o processo licitatório. No último sábado (15) o governador Jorginho Mello esteve no município para o ato de assinatura do convênio com a prefeitura, simbolizando o avanço concreto da iniciativa.
O Estrada Boa Rural é coordenado pela SIE e tem como objetivo estruturar um modelo inovador de cooperação, em que o Estado oferece suporte técnico e financeiro para que os municípios executem obras de qualidade nas estradas do campo, fortalecendo a produção agrícola e ampliando a segurança no deslocamento de moradores e produtores.



