
A Polícia Civil realizou na manhã desta sexta-feira (8) uma operação para combater um grupo criminoso suspeito de praticar tortura como forma de cobrança de dívidas ilegais na região de Chapecó. A ação é resultado de uma investigação conjunta.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e dois de internação de adolescentes na maior cidade do Oeste e também em Joinville.
Caso investigado
As investigações tiveram início após um caso registrado em 25 de janeiro de 2026, quando um jovem de 28 anos, foi levado por populares ao hospital com múltiplas fraturas pelo corpo. Ele passou por internação e precisou ser submetido a duas cirurgias.
A ocorrência foi comunicada as autoridades, que iniciou a apuração do caso. O avanço das investigações ocorreu após a apreensão de um aparelho celular, no qual foram localizados vídeos que, segundo a polícia, mostram cenas de extrema violência. As imagens teriam circulado em aplicativos de mensagens antes de serem apreendidas.
De acordo com a investigação, o material revela a atuação de um grupo envolvido. Em um dos vídeos, a vítima aparece sendo levada de casa por indivíduos. Em outra gravação, ela é amarrada e agredida com golpes de madeira, com a intenção de intimidar e servir de exemplo a outros devedores.
Durante a operação, também foi realizada uma prisão em flagrante. Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional e seguem à disposição da Justiça, enquanto as investigações continuam.











