
Santa Catarina amanheceu em alerta severo nesta terça-feira (9) devido à aproximação de um ciclone extratropical na costa. Por volta das 6h30, cidades litorâneas registravam alagamentos, interdições de vias e diversos transtornos. No dia anterior (8), municípios do Oeste já haviam sofrido com destelhamentos e novos pontos de alagamento.
A Defesa Civil estadual prevê que os riscos para estragos sejam ainda maiores ao longo desta terça-feira. Diante do cenário, escolas estaduais e municipais, além da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), suspenderam as aulas preventivamente.
Aproximação do ciclone agrava instabilidadesAs fortes instabilidades são resultado da aproximação de um ciclone extratropical que influencia o clima desde o início da semana. Conforme a Defesa Civil, o fenômeno provoca chuva intensa, temporais isolados e rajadas de vento entre segunda e quarta-feira (10), aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e destelhamentos.
Nesta terça, o ciclone deve avançar em direção à costa, intensificando as instabilidades. A chuva permanece constante e, em alguns momentos, muito intensa, especialmente no litoral e nas áreas serranas próximas.
Na quarta-feira (10), o ciclone começa a se afastar para alto-mar, reduzindo a instabilidade. Contudo, o vento se intensifica, com rajadas entre 60 e 80 km/h na maior parte do estado. Em regiões costeiras e serranas, as rajadas podem atingir até 100 km/h.
Na quinta, não há previsão de chuva, e o vento passa a soprar de Sudeste.Já na sexta-feira (12), a formação de um novo sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o Oeste da Região Sul deve voltar a deixar o tempo instável, com possibilidade de temporais e chuva localmente intensa.



