
A Defesa Civil de Santa Catarina elevou o nível de alerta devido aos efeitos de um sistema de baixa pressão que atua no Estado entre esta quarta-feira (28) e quinta-feira (29). O fenômeno, segundo o órgão estadual, se forma no continente, avança pelas regiões Sul e Sudeste do Brasil e segue em direção ao oceano, onde deve dar origem a um ciclone extratropical.
Nesta quarta-feira, Santa Catarina permanece em alerta amarelo para temporais isolados. O risco é considerado moderado para alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, além de possíveis danos na rede elétrica e destelhamentos. A instabilidade ganha força na quinta-feira (29), quando a metade Norte do Estado entra em alerta laranja. A previsão indica chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
As áreas com maior risco incluem o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e a Grande Florianópolis.Para este período, o risco é alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas e destelhamentos, e moderado para queda de árvores, galhos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.



