
Um novo ciclone extratropical deve se formar próximo à costa das regiões Sul e Sudeste do Brasil nesta sexta-feira (16), provocando mudanças nas condições do tempo durante o fim de semana. A previsão indica pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e queda nas temperaturas em parte do centro-sul do país.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atuação do sistema deve favorecer a ocorrência de chuva em estados do Sudeste e precipitações isoladas em áreas da Região Sul, incluindo Santa Catarina.
A formação do ciclone está associada à combinação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral do Sudeste com a passagem de uma frente fria. Essa configuração favorece a entrada de ar frio e aumenta a possibilidade de instabilidade atmosférica.
As pancadas de chuva podem ocorrer acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, especialmente em áreas do litoral entre as regiões Sul e Sudeste. A intensidade e a distribuição das precipitações podem variar conforme a região.
Previsão para o fim de semana
De acordo com o Inmet, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo devem registrar pancadas de chuva com trovoadas a partir desta sexta-feira. Para essas áreas, foi indicado aviso amarelo de perigo potencial para tempestades.
No Sul do país, a previsão aponta possibilidade de chuva isolada em pontos do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Além da instabilidade, a passagem da frente fria deve provocar queda nas temperaturas, principalmente nas capitais do Sudeste ao longo do fim de semana.
A orientação é acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos emitidos pelos órgãos oficiais, especialmente diante da possibilidade de rajadas de vento e tempestades localizadas.
