
















Pinhalzinho passou a contar com uma nova estação meteorológica instalada pela Defesa Civil de Santa Catarina. O equipamento, localizado no Loteamento Boa Vista 3, já está em pleno funcionamento e permitirá o monitoramento detalhado das condições climáticas do município.
A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil de Pinhalzinho, Cleder Orth, durante participação no programa Radar da RCO, nesta segunda-feira, dia 17. Segundo ele, a instalação ocorreu após uma empresa vencedora de licitação do Governo do Estado realizar a montagem da estrutura no município. Inicialmente, o equipamento seria destinado a uma cidade vizinha, mas, diante de dificuldades técnicas, Pinhalzinho foi convidada a recebê-lo.
“Por coincidência, quando nos ligaram para saber se tínhamos interesse, fomos até a prefeitura, encontramos o prefeito em reunião com o secretariado e, de imediato, foi determinado ao setor de engenharia que encontrasse um local adequado”, explicou.
A nova estação foi instalada sem custos para o município. A Prefeitura apenas cedeu uma área de aproximadamente 30 metros quadrados e apoiou com pequenas intervenções, como uso de máquinas. Toda a manutenção e responsabilidade técnica serão do Governo do Estado. A estação, totalmente autônoma, opera com energia solar e baterias próprias. Ela coleta informações sobre chuva, velocidade dos ventos, temperatura e umidade do ar, enviando os dados automaticamente ao sistema da Defesa Civil estadual a cada cinco minutos.
“É uma estação bem completa, ela já está funcionando. No dia seguinte à instalação física, o sistema foi ativado e desde então está coletando e enviando dados”, destacou Orth.
O coordenador reforça que o equipamento não faz previsão do tempo, mas registra indicadores fundamentais após eventos climáticos. Esses dados são essenciais em situações de emergência.
“Para decretar uma situação de emergência, precisamos de todas as informações sobre clima e quantidade de chuva. Agora, acessamos o sistema e temos tudo em mãos de forma muito rápida”, disse.

Pinhalzinho já contava com outra estação meteorológica, ligada à Epagri. Porém, como o município não integra o sistema da entidade, era necessário solicitar as informações por meio de ofício, o que tornava o processo mais lento. Orth lembrou ainda que os alertas e previsões continuam sendo gerados pelo radar meteorológico de Chapecó, que cobre todo o Oeste catarinense.