
















O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um novo aviso meteorológico de “grande perigo” prevendo tempestades severas a partir de domingo (16) em diferentes regiões de Santa Catarina. A previsão indica chuva intensa, ventos extremamente fortes — que podem ultrapassar os 100 km/h — e risco elevado de danos.
De acordo com o Inmet, a instabilidade está associada à passagem de uma frente fria robusta, influenciada pela formação de um ciclone extratropical nas proximidades da foz do Rio da Prata, área onde convergem as águas dos rios Paraná e Uruguai com o oceano Atlântico.
Além de Santa Catarina — com atenção especial para municípios do Oeste — outras 14 unidades da federação também foram incluídas no alerta vermelho, o nível máximo emitido pelo órgão.
A previsão aponta para acumulados de chuva acima de 60 mm/h ou superiores a 100 mm/dia, ventos que podem superar 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. A combinação desses fatores aumenta significativamente o risco de danos estruturais, interrupção no fornecimento de energia, destruição de lavouras, queda de árvores, alagamentos e dificuldades no tráfego rodoviário.
O Inmet alerta ainda para a chance de fenômenos severos mais localizados, como tornados e correntes descendentes de vento (downbursts). Em Santa Catarina, o aviso permanece válido até a madrugada de segunda-feira (17), com previsão de deslocamento rápido das áreas de instabilidade.