
A última semana de 2025 inicia com instabilidade climática em Santa Catarina. De acordo com alerta da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, permanecem elevadas as condições para chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo até a terça-feira (30). O risco varia de moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.
A combinação de calor, umidade e circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera favorece a formação de temporais em grande parte do estado. Nesta segunda-feira (29), o cenário se torna mais severo. A atuação de uma área de baixa pressão próxima à costa contribui para volumes elevados de chuva em curto período de tempo.
As regiões mais afetadas tendem a ser o Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, especialmente entre a tarde e o início da noite. Nesses locais, aumenta o risco para alagamentos e enxurradas, além da possibilidade de ventos fortes, raios e queda isolada de granizo.
Já na terça-feira (30), o tempo segue instável em todo o território catarinense, com novas condições para temporais, principalmente nas áreas do Norte do estado, mantendo o alerta para transtornos associados ao excesso de chuva.
Diante do cenário, a Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de segurança durante os temporais. A recomendação é buscar abrigo em locais seguros, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em caso de ventos fortes, deve-se evitar transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia. Em situações de chuva intensa com alagamentos, a orientação é não atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
A SPDC/SC reforça ainda a importância do acompanhamento diário dos avisos e alertas meteorológicos, uma vez que as condições do tempo podem se alterar rapidamente ao longo do dia.




