Feriado? Advogada explica se trabalhadores terão folga em jogos do Brasil

Com a proximidade do evento esportivo começam questionamentos

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
08/11/2022, 18:54
Atualizado há cerca de 2 anos
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Advogada é especialista em direito e processo do trabalho (Foto: Henrique Paulo Koch)Advogada é especialista em direito e processo do trabalho (Foto: Henrique Paulo Koch)

Chefe vamos ser liberados e poderemos assistir o Brasil na Copa? Essa pergunta ganha força, pois faltam menos de duas semanas para começar o Mundial no Catar. A canarinho jogará a primeira fase contra as seleções da Sérvia, Suíça e Camarões, e muita gente vai querer um tempinho no trabalho para acompanhar Neymar, Alisson e companhia em campo.

Apesar da tradição, as empresas não são obrigadas a conceder folga aos empregados nos dias de jogos. De acordo com a legislação atual, sequer existe dispositivo legal que garanta aos trabalhadores o direito de se ausentar ou paralisar atividades durante as partidas.

A advogada especialista em direito e processo do trabalho, Luise Giacomolli explicou:

“A consolidação das leis do trabalho não abrange qualquer menção acerca da concessão de folga na Copa. Assim, em virtude da empresa não ter está obrigatoriedade de liberação de seus colaboradores, a concessão de folga fica a critério da empresa, podendo está ser  concedida de forma parcial ou total, e requerida a sua compensação pelo empregado", reforçou.