SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
27
27ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Curiosidade

Calopsita que gosta de passear é atração nas ruas de Pinhalzinho

Ave adora frequentar o comércio no ombro da dona

Henrique PauloPor Henrique Paulo
12/11/2024 20:27Atualizado há 10 meses
WhatsappFacebook
Calopsita que gosta de passear é atração nas ruas de Pinhalzinho
Auxiliar administrativa tem uma "pet" treinada (Foto: Henrique Paulo Koch)

A movimentação do comércio de Pinhalzinho ganhou um novo charme com a chegada de uma inusitada dupla: Aline Moraes e sua calopsita que tem atraído olhares curiosos por onde passam. A ave, com suas penas vibrantes e comportamento dócil, caminha com a dona pelas ruas, exibindo uma relação de confiança e afeto.

Aline que veio com sua família de Mafra, conta que o vínculo com "Pisita" começou de forma simples, pois ela já tinha passado por um treinamento por isso a acompanha para todos os lugares como bancos, supermercados e lojas.

“Sempre tive amor por animais, e, quando adotamos ela, sabia que poderia fazer algo diferente. Ela tem uma personalidade muito tranquila. Tudo começou quando vi uma criança com um passarinho e descobri que tinha um adestrador foi quando tive mais informações”, explica Aline, enquanto a Pisita se equilibra sobre seu ombro, estilo papagaio de pirata.

Publicidade

“Ela já era muito sociável, mas a rua, o movimento e o barulho eram desafios. Foi preciso muita paciência para que ela se acostumasse com a rotina das pessoas e com os sons da cidade. Mas hoje, ela parece adorar esses passeios. É como se fosse uma extensão do nosso lar", ressalta.

A relação vai além do simples cuidado. A espécie, com sua natureza curiosa e calma, virou uma verdadeira parceira. “Ela é mais que um bichinho de estimação. Tem dias que ela me entende de um jeito inexplicável”, diz.

Além de trazer alegria e curiosidade a presença de “Pisita” também tem servido como um lembrete de como é possível criar laços profundos com os animais, usando a calma, carinho e respeito.