Cobra gigante pega no sono em berço
A espécie terminou devolvida à natureza

Uma família levou um susto na última semana ao encontrar uma caninana, considerada a maior serpente de Santa Catarina, dentro do berço de um bebê em Jaraguá do Sul, no Norte do estado. O animal, que não é peçonhento, foi resgatado pela equipe da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), acionada pelos moradores.
De acordo com o biólogo Gilberto Ademar Duwe, responsável pelo resgate, o pequeno não estava no quarto no momento do ocorrido e não correu risco. Segundo ele, a serpente aparentava estar em repouso no local.
"Antes que perguntem: o bebê estava seguro e longe do quarto, mas essa visitante inusitada resolveu tirar um cochilo VIP no berço", comentou, em tom bem-humorado, o especialista.
Após o resgate, o animal foi devolvido à natureza em uma área adequada. Duwe explicou que a caninana, apesar do tamanho que pode assustar, não representa perigo para os seres humanos e exerce papel fundamental no controle de pragas, como roedores, lagartos e até outras cobras.
A orientação, em casos como esse, é de não tentar capturar ou matar o animal. A recomendação é acionar órgãos ambientais como a Fujama ou o Corpo de Bombeiros. A morte de animais silvestres é proibida por lei e configura crime ambiental, com penas que podem incluir detenção e multa.