Cobra que fala? Serpente achada no Brasil emite grito 

Espécie é a primeira na América do Sul com essa condição

Henrique Paulo Koch
Por Henrique Paulo Koch
19/10/2023, 14:21
Atualizado há 8 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
A descoberta foi em 2021 mas a publicação do estudo foi publicada recentemente (Foto: Igor Yuri Fernandes)A descoberta foi em 2021 mas a publicação do estudo foi publicada recentemente (Foto: Igor Yuri Fernandes)

Durante uma pesquisa de campo os cientistas, bolsistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, divulgaram o primeiro registro de vocalização de uma cobra na América do Sul - a papa-lesma - da espécie Dipsas catesbyi. A descoberta foi em 2021 e a publicação do estudo descrevendo este comportamento foi publicada recentemente. 

O grupo de pesquisadores encontrou a serpente em uma trilha noturna, a uma altura de 40 centímetros do chão. Os bolsistas decidiram filmar os hábitos do comportamento dela – um deles é esconder a cabeça. Ao ser manuseada na mão, a papa-lesma emitiu um som, parecido com um grito, que foi registrado em vídeo:

Igor Yuri, fundador do  Projeto Suaçuboia diz que a descoberta abre portas: “Descobrir que uma cobra vocaliza é virar a herpetologia [estudo de anfíbios e répteis] na América do Sul de cabeça pra baixo! A repercussão está sendo enorme com o achado e a melhor parte é ver as pessoas achando fofo uma cobra, com todos os seus estigmas sociais sendo bonitinha. Acho que além do valor científico gigante desta descoberta, o retorno por meio da educação ambiental é maravilhoso”, comemora. 

Relacionadas: