SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
21
21ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Curiosidade

Já viu árvore no meio da rua? Angico é xodó em Pinhalzinho

Local é disputado pela sombra que fornece

Henrique PauloPor Henrique Paulo
31/07/2024 19:56Atualizado há cerca de 1 ano
WhatsappFacebook
Já viu árvore no meio da rua? Angico é xodó em Pinhalzinho
Espécie chega a 35 metros de altura (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)

Em Pinhalzinho, quando você passa pela travessa Boa Vista no bairro Pioneiro se depara com uma árvore enorme, no meio da rua. Sim! A pista se divide e os carros precisam contorná-la, parcialmente, para continuarem o percurso. A espécie é um angico-vermelho que chega a 35 metros de altura.

A moradoras Neiva Signor e Janete Grando Duarte, residem bem em frente ao local, elas lembram que o ponto é especial pois além da sombra, fornece uma sensação de tranquilidade.

Publicidade

O advogado Igor Spinardi Amorim usa com frequência a rua. Ele comemora a iniciativa de manter presente o exemplar da natureza em meio a área urbana. “Para mim é um lugar especial, sempre deixo meu veículo por aqui, temos que tirar o chapéu para quem manteve essa árvore muito antiga”, comentou. 

Curiosidades

Sua madeira é muito utilizada em construções civil e naval. Na medicina natural; o chá da sua casca misturado com bastante açúcar e mel de abelhas, é altamente usado como expectorante para cura de gripes onde não há condições médicas.

O biólogo Robelei Pieper, explica que essa espécie tem uma contribuição significativa para a natureza, sendo muito comum na região Sul.

“Por ser histórica ela desenvolve um papel bem importante, o que chama a atenção é a sua localização, sendo a única que passa bem no meio de uma rua”, enfatizou.