Latido inesperado: porca “imita” cachorros em sítio
Atitude de animal de estimação surpreendeu dona

Quem visita a propriedade da família Martins, no município de Terra Boa, no centro-oeste do Paraná, pode facilmente se confundir com os sons que ecoam pelo local. Em meio aos latidos dos cinco cachorros da casa, um deles chama a atenção: vem de Peppa, uma porca adotada como pet pela família e que, após anos de convivência com os cães, passou a imitar seus sons — inclusive o latido.
A cena inusitada foi registrada pela tutora, Danúbia Martins, de 37 anos, enquanto a família descansava na área externa da casa. No vídeo, é possível ver Peppa de frente para um carneiro, emitindo sons muito semelhantes aos latidos dos cães que vivem no sítio.
"Eu cresci em sítio, sempre convivi com porcos, mas nunca vi nada parecido. É a primeira vez que vejo uma porca latindo", conta Danúbia, entre risos. — Ela também rosna quando algo a incomoda. A gente fica impressionado com o quanto ela se adaptou à convivência com os cães.
Apesar de os latidos de Peppa não serem frequentes, Danúbia afirma que a porca já imitou os cachorros em mais de uma ocasião. Como os animais vivem soltos e em harmonia, é comum que a porca compartilhe o espaço e o comportamento dos outros bichos da propriedade.
Além de Peppa e dos cinco cachorros, o sítio abriga um carneiro, três gatos, uma tartaruga, um pássaro e dois cavalos. Todos convivem de forma pacífica, como uma verdadeira “família interespécies”, segundo a tutora.