Maravilhense conquista vaga inédita em hospital ligado à Harvard
Iago Petry, acompanhará rotina de neurocirurgia em Boston

Estudante do sexto semestre de Medicina, Iago Nathan Simon Petry, de 19 anos, foi selecionado para um programa de observação em neurocirurgia no Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, nos Estados Unidos. A instituição é uma das principais afiliadas à Harvard Medical School.
Natural do município de Maravilha, no Oeste catarinense, Iago será o primeiro estudante do estado a participar de um observership em hospital americano. Durante a experiência internacional, o jovem acompanhará cirurgias, atividades clínicas e projetos de pesquisa sob orientação do profissional Christopher S. Ogilvy, especialista em cirurgia vascular cerebral.
Entre os temas abordados durante a imersão estão os tratamentos para aneurismas cerebrais, com destaque para o uso de coils — pequenas molas inseridas no interior dos vasos para prevenir hemorragias e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
A conquista é considerada um marco para o jovem catarinense e tem repercutido entre estudantes da área da saúde no país, reforçando o potencial acadêmico e científico de alunos vindos de cidades menores do Brasil.