PublicidadeEleições 2024

Moradores já colocaram aviso inusitado a candidatos

Nas últimas eleições plaquinhas engraçadas surgiram em Santa Catarina

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
13/09/2024, 21:19
Atualizado há 26 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Avisos inusitados como esse podem ser colocados para privacidade (Foto: Henrique Paulo Koch)Avisos inusitados como esse podem ser colocados para privacidade (Foto: Henrique Paulo Koch)

Em Santa Catarina, moradores frustrados com candidatos que só aparecem a cada quatro anos já colocaram placas de aviso em suas propriedades, como: “não recebo visita de políticos” ou “não aceito propaganda política aqui, respeita”, esses são alguns exemplos ao longo dos anos. Mas isso é permitido, segundo o delegado em Pinhalzinho, Lucas Almeida.

“Tem pessoas que colocam a frase de cão bravo, mesmo que não tem nada, então o cidadão é livre para optar por receber ou não o candidato, acredito que vai do bom senso, mas a situação tem dois lados”, explica.

A autoridade faz um apelo a comunidade, principalmente sobre os riscos de as pessoas venderem o voto, ou pedir favores nesta época de campanha eleitoral. Pois, conforme Almeida, estão deixando de participar da democracia. 

O Código Eleitoral determina até quatro anos de prisão não somente para candidatos que oferecem dinheiro ou bens em troca de ajuda na urna, mas também para o eleitor que recebe dinheiro ou qualquer outra vantagem.

“Ficar solicitando aos postulantes a vereador, algum tipo de ajuda, ou até mesmo aquele chopp para o final de semana está sujeito a ser levado à delegacia para esclarecimentos”, afirma Almeida.

Cerca de 156 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas para eleger prefeitos e vice-prefeitos em 5.569 cidades do país, além de aproximadamente 58 mil vereadores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Relacionadas: