
Um momento especial tem encantado as crianças da Creche Avelino Backes, localizada no Distrito de Machado, interior de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. Uma vez por ano, os pequenos — com idades entre poucos meses e cinco anos — participam de um passeio de carroça puxada por uma junta de bois.
A iniciativa, que já virou tradição na escola, é conduzida com todo cuidado e segurança pela família de Davi Schmatz. O pai e os avós do estudante assumem a condução do veículo agrícola durante o trajeto pelos arredores da escolinha, garantindo que tudo ocorra com tranquilidade.
Segundo a professora Ivanilde Baó, que atua há 26 anos na educação infantil, a proposta surgiu com o objetivo de aproximar os pequenos da realidade vivida por muitas famílias nas décadas passadas, além de valorizar o transporte que foi um dos primeiros a serem utilizados no meio rural.
“Como a escola fica em um ambiente do campo, onde ainda prevalecem essas atividades, tivemos a ideia de resgatar isso para o cotidiano deles. Isso também ajuda na dramatização de histórias, como a da Dona Maricota, onde colhemos frutas durante o caminho. É uma emoção para eles”, conta a educadora.
Aprendizado na prática
Durante o percurso, os alunos observam de perto o funcionamento do implemento agrícola, e o cenário natural ao redor. A vivência é usada depois em sala de aula como ferramenta de aprendizado em diferentes áreas, como literatura, história e meio ambiente. A ação também fortalece o vínculo com a história de muitas pessoas da região, muitas das quais têm relação direta com a agricultura e os costumes do campo.