
















A Receita Federal vai liberar, na próxima sexta-feira, 28 de novembro, um novo lote residual de restituições do Imposto de Renda. Esse pagamento é destinado aos contribuintes que tiveram a liberação atrasada — seja por terem enviado a declaração após o prazo oficial ou por terem caído na malha fina e só depois regularizado a situação. Em Santa Catarina, 12.660 pessoas serão contempladas, totalizando R$ 23,8 milhões.
A consulta para saber se a restituição está incluída no lote poderá ser feita a partir desta sexta-feira (21). O acesso é gratuito e deve ser realizado pelo site da Receita Federal. Basta selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.
A Receita também oferece um aplicativo para smartphones e tablets, que permite verificar diretamente nas bases do órgão a situação da restituição do IRPF.
O depósito será realizado exclusivamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Caso exista algum erro nas informações bancárias, é possível solicitar um novo agendamento do pagamento junto ao Banco do Brasil.
Se a restituição não for sacada no período de um ano, o contribuinte deverá fazer uma solicitação pelo e-CAC.
Neste ano, os pagamentos regulares ocorreram em cinco lotes, encerrados em 30 de setembro. Em 2025, Santa Catarina registrou 2.222.230 declarações enviadas.