
















O Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta quarta-feira (19) evidencia o crescimento da presença de mulheres no comando e no quadro societário de empresas em Santa Catarina. Dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) apontam que o estado supera a marca de 1,25 milhão de mulheres empreendedoras, um número que vem aumentando de forma consistente nos últimos anos.
Atualmente, as mulheres representam 38,2% de todos os empreendedores considerando o total de empresas ativas no estado. Entre os negócios abertos somente em 2025, porém, a participação feminina é ainda maior, alcançando 40,8%. O avanço é percebido especialmente entre micro e pequenas empresas. Apenas neste ano, quase 140 mil mulheres foram registradas como proprietárias ou sócias em novos empreendimentos.
Para a vice-governadora Marilisa Boehm, o impulso ao empreendedorismo feminino tem sido uma prioridade da atual gestão.
“O crescimento da participação de mulheres liderando as empresas reflete a força e a capacidade feminina, elas estão empreendendo mais, inovando e investindo. E o empreendedorismo feminino é uma das prioridades do governador Jorginho Mello e minha. Por isso investimos na criação e manutenção de iniciativas como o Pronampe Mulher e os programas Mulheres+Tec e Mulheres+Pesquisa, ações essenciais para que as catarinenses tenham mais opções para criar suas empresas, garantindo sua independência e gerando emprego e renda”, destacou.