Agricultores acreditam ter encontrado meteorito no interior de Saudades

Vicente Kasper e sua esposa colecionam mais de mil pedras preciosas

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
30/10/2024, 20:55
Atualizado há 3 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Vicente e sua esposa se tornam "caçadores" de joias naturais (Foto: Henrique Paulo Koch)Vicente e sua esposa se tornam "caçadores" de joias naturais (Foto: Henrique Paulo Koch)

No interior de Saudades, o agricultor Vicente Kasper e sua esposa descobriram uma paixão inusitada: a busca por pedras preciosas. Com um gosto peculiar por essas joias naturais, o casal dedicou um ano de suas vidas a explorar a região em busca de artigos valiosos. A cada expedição, eles se deparavam com novas belezas escondidas.

A jornada de Vicente e sua companheira começou de forma despretensiosa, em passeios pela propriedade familiar. Com o tempo, eles perceberam que a região era rica em minerais e começaram a pesquisar. Com a ajuda de vídeos na internet, aprenderam a distinguir as variedades.

Ao longo do ano, o casal conseguiu reunir mais de mil peças, que variam desde pequenas ametistas até grandes quartzitos e ágatas. Cada artigo tem uma história, um brilho único que representa não apenas o valor material, mas também a dedicação no trabalho.

Aparição de possível meteorito

Vicente afirma ter encontrado meteoritos - pedra relativamente sem muita beleza que pode ser confundida com uma rocha comum. Esse tipo pode ter grande valor científico e financeiro. Além de ser um fenômeno impressionante que encanta os olhos e importante para a ciência, os meteoros têm alto valor de mercado e pedaços deles já chegaram a ser vendidos por R$ 3 milhões.

"Levo sempre um imã, para conseguir capturar e tive a felicidade de encontrar dois meteoritos, já mandei uma amostra para um laboratório e um deles é muito semelhante, faltando apenas a confirmação", comentou.

Os artigos servem como atrativo para muitas pessoas, como se fosse uma bolsa de marca; mas também tem quem vende para indústrias químicas fazerem pesquisas; outros montam joias e colares.

Relacionadas: