PublicidadeEleições 2024

ASSISTA: Animais que deram alegria a famílias sofrem com o abandono

Crime de maus-tratos dispara e não tem fiança

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
18/06/2024, 12:56
Atualizado há 3 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Cachorros perambulam sozinhos em busca de carinho (Foto: Henrique Paulo Koch)Cachorros perambulam sozinhos em busca de carinho (Foto: Henrique Paulo Koch)

Os cães são os melhores amigos do homem, mas o ser humano é o que do animal? Alguns tratam os bichos como simples coisas, mas não generalizamos. Porém podemos dizer que os maus-tratos ficam mais evidentes a cada dia. 

A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 20 milhões de pets abandonados. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. 

Com a mudança na lei, a pena para esse crime aumentou para de 2 a 5 anos de reclusão (em regime fechado), além de multa e perda da guarda do animal. Caso resulte em morte, a punição pode ser aumentada. 

O delegado Lucas Almeida, explica que configura delito negligenciar as necessidades primordiais aos pets dentro de casa como, por exemplo, mantê-lo acorrentado, isolado, sem alimentação adequada. 

As pessoas que presenciarem situações como essa podem denunciar imediatamente a polícia, tendo o cuidado de fazer um relato minucioso da situação, com endereço preciso. Se possível, fazer registros com fotos e vídeos.

“Quando alguém pega um animal para chamar de seu companheiro, tem que lembrar que não está adquirindo um robô, mas uma vida, se atentando às suas necessidades físicas, fisiológicas e afetivas. Então a pessoa tem que estar disposta a doar tempo, gastar dinheiro, ser um parceiro”, afirma Almeida.

Relacionadas: