SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
19
19ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Especial

Aposentado anda com a mesma 'Monark' desde 1953

Domingos Favero vai a igreja e visita os filhos usando a bicicleta em Nova Itaberaba

Henrique PauloPor Henrique Paulo
16/04/2025 21:05Atualizado há 5 meses
WhatsappFacebook
Aposentado anda com a mesma 'Monark' desde 1953
Domingos e sua fiel companheira (Foto: Henrique Paulo Koch)

Na Linha Garibaldi, interior de Nova Itaberaba, vive seu Domingos Favero, um exemplo de simplicidade. Aos 83 anos, ele segue firme em sua rotina, andando pela cidade com a mesma bicicleta Monark que o acompanha há impressionantes 72 anos.

A Monark, com seus aros cromados e quadro robusto, foi adquirida quando Domingos ainda era um garotinho. Desde então, passou por gerações, viu estradas serem abertas, lavouras se transformarem e a cidade crescer. Mas ela permaneceu ali.

Publicidade

"Nunca precisei de outra. Essa aqui me leva pra todo lugar", diz seu Domingos com um sorriso orgulhoso.

Quase todos os dias, ele percorre vários quilômetros, seja para visitar os parentes, ir à cidade ou a igreja. A bike não é apenas um meio de transporte - é também uma extensão de sua história de vida. Apesar da idade, Domingos nunca deixou de cuidar da Monark. Ele mesmo faz pequenos reparos, e garante que tudo funcione como deve. “O segredo é cuidar bem, como a gente cuida da saúde. Não deixar estragar”, ressalta.

Atualmente o aposentado reside com um dos filhos, a nora e os netos. No local todos fazem questão de cuidar bem da relíquia de duas rodas, que tem um significado muito grande para os moradores.