
Profissionais brasileiros encontraram em Angola um desafio que vai além da medicina. Em pouco mais de dez dias de missão humanitária, dezenas de pacientes tiveram a oportunidade de realizar cirurgias de reconstrução facial que mudaram não apenas a aparência, mas também a qualidade de vida.
Entre os voluntários estava o dentista bucomaxilofacial Genoir Maldaner, natural de Iporã do Oeste (SC) e que também atua em Chapecó. Ele retornou recentemente da província de Malanje trazendo na bagagem não apenas experiência profissional, mas também histórias marcadas por superação, gratidão e transformação.
Maldaner, integrou uma equipe formada por oito cirurgiões e um bombeiro comunitário. O grupo esteve na África entre os dias 30 de maio e 10 de junho, realizando procedimentos gratuitos de reconstrução facial em pacientes que aguardavam há anos por atendimento especializado.
Segundo o Genoir, muitos dos atendidos conviviam com deformidades que dificultavam funções básicas do dia a dia e afetavam diretamente a autoestima. A missão permitiu oferecer tratamento a pessoas que dificilmente teriam acesso aos procedimentos.
O convite para participar da ação surgiu após a atuação de Maldaner no Projeto Leozinho, iniciativa social realizada em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, que promove cirurgias gratuitas de reconstrução facial. A iniciativa foi idealizada por Raulino Brasil. “Poder utilizar nossa profissão para transformar vidas e levar dignidade às pessoas é algo extremamente gratificante”, afirma Genoir.