Rádio Centro Oeste

“Do medo à modernidade": construção milionária transforma o Oeste

Trevo com elevação aérea terá iluminação total

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
08/07/2025, 20:52
Atualizado há cerca de 11 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Obra terá grande relevância para a região (Foto: Divulgação)Obra terá grande relevância para a região (Foto: Divulgação)

Uma das regiões mais perigosas e escuras do Oeste catarinense começa a ganhar uma nova cara — e promete mudar radicalmente a rotina de motoristas que trafegam entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Com investimento superior a R$ 33 milhões, a construção de um elevado nas BRs 282 e 158, no entroncamento entre os municípios de Maravilha e Cunha Porã, está em pleno andamento. O projeto, que inclui iluminação total da estrutura, busca corrigir um dos principais problemas viários da região.

Por anos, quem precisava atravessar o trecho em direção ao estado gaúcho enfrentava dificuldades, especialmente durante a noite. A falta de sinalização também colocava vidas em risco. Acidentes eram frequentes — e tragédias, infelizmente, se repetiam. Mas essa realidade está prestes a mudar.

A nova estrutura, projetada para dar mais fluidez ao tráfego e aumentar a segurança, já começa a tomar forma. A obra é conduzida pela Gaia Rodovias em parceria com a Construtora Oliveira. A previsão de conclusão é para outubro de 2025.

Segundo o engenheiro Charles Herbes, trata-se de um projeto pouco comum no Oeste, ligando três cidades, inclusive Bom Jesus do Oeste que será beneficiado.

“As vigas principais de 34 toneladas já foram posicionadas e formam a base da passagem aérea. Ela tem características especiais, pensada para os condutores que utilizam esse trajeto diariamente”, afirma.

Além da grandiosidade da construção, a estrutura só foi possível graças a uma parceria entre os governos federal e estadual, que viabilizou os recursos necessários para tirar o projeto do papel.

Quando finalizada, a nova passagem promete deixar no passado os anos de insegurança e colocar a região em um novo patamar de infraestrutura rodoviária.

Relacionadas:

Ouça ao vivo