O Observatório Social realizou, na noite desta terça-feira (2), um encontro com acadêmicos do primeiro ano do curso de Direito da Unoesc, em Pinhalzinho, para debater o tema da corrupção e aproximar os estudantes das ações de controle social.
O presidente do Observatório, Marcos Pretto, explicou que a proposta é apresentar aos jovens o trabalho voluntário desenvolvido pela entidade e estimular o engajamento na fiscalização dos recursos públicos. “Levar esse conteúdo à universidade é uma forma de mostrar que qualquer cidadão pode contribuir para uma gestão pública mais transparente”, afirmou.
Participou também do encontro o promotor de Justiça e coordenador do Gaeco, Edisson de Melo Menezes, que falou sobre o enfrentamento às práticas ilícitas e reforçou a importância do combate aos desvios de verbas públicas. A coordenadora do curso de Direito, Fernanda Trentin, destacou que a atividade integra os pilares da graduação — ensino, pesquisa e extensão.
Ela explicou que os estudantes estiveram recentemente em uma atividade prática de observação social, na qual deixaram bombons em locais públicos sem supervisão para analisar o nível de honestidade das pessoas.“Esse tipo de pesquisa de campo permite que os acadêmicos vivenciem situações reais e compreendam melhor o comportamento social”, afirmou.







