SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
21
21ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Especial

Famosa por áudio no WhatsApp, senhora de 93 anos faz aniversário solidário

Dona Nair pediu doações a hospital no lugar de presentes

Henrique PauloPor Henrique Paulo
12/09/2025 11:56Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebook
Famosa por áudio no WhatsApp, senhora de 93 anos faz aniversário solidário
Nair completou 93 anos em Serra Alta (Foto: Henrique Paulo Koch)

Moradora do município de Serra Alta, no Oeste de Santa Catarina, a dona Nair Giaretta Censi completou 93 anos neste mês de setembro e emocionou a família com um gesto de solidariedade. Ao organizar a celebração, ela fez um pedido especial: nada de presentes. Em vez disso, quem quisesse homenageá-la, que levasse alimentos para serem doados ao hospital da cidade vizinha, Modelo.

“Fazia tempo que eu dizia: no dia do meu aniversário eu não quero nada de presente. Mas quem vir na minha festa, se quisesse trazer uma lembrança para o hospital... E veio de tudo um pouco: arroz, feijão, batatinha”, contou dona Nair.

Publicidade

O gesto mobilizou familiares e amigos, que se uniram e arrecadaram diversas cestas básicas. Os itens foram encaminhados à unidade hospitalar como forma de ajudar quem mais precisa.

Famosa por áudio viral

Dona Nair também ficou conhecida nas redes sociais em 2012, ao gravar um áudio após um clássico Gre-Nal. Na ocasião, ela comentou: “Coitadinho dos vermelhos, eles não sabem jogar”. A gravação viralizou e chegou até o programa esportivo "Jogo Aberto", da TV Bandeirantes. O responsável pela gravação foi o neto, que relembra o episódio com carinho.

“Era um Gre-Nal num domingo à noite. Estávamos nos preparando para voltar a Chapecó, onde estudávamos. Antes de sair, pedi para a nona comentar o jogo do Inter. Foi aí que ela soltou a frase. O áudio viralizou e, recentemente, voltou a circular nas redes depois da derrota do Inter para o Flamengo, sendo compartilhado até na página do Sandro Sotilli”, contou.

Legado de solidariedade

Para o genro, Leonir Luiz Werner, conhecido como “Professor Negão”, o gesto de Nair deixa um exemplo para toda a comunidade. “Uma atitude como essa ajuda quem realmente precisa e enobrece quem faz a doação. É um legado que ela deixa para todos nós”, afirmou.