SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
14
14ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Especial

VÍDEO! Gripe dá atestado...mas prevenção proporciona Saúde

Doença altamente contagiosa pode causar complicações respiratórias

Henrique PauloPor Henrique Paulo
04/06/2025 19:54Atualizado há 4 meses
WhatsappFacebook
VÍDEO! Gripe dá atestado...mas prevenção proporciona Saúde
Luiz atua como clínico geral (Foto: Felipe Eduardo)

A baixa procura pela vacinação contra a gripe A tem gerado preocupação entre os profissionais da área de saúde. Apesar das campanhas de conscientização promovidas por estados e municípios, o número de pessoas que buscaram os postos para se imunizar segue abaixo do esperado.

Especialistas alertam para os riscos da doença, que é altamente contagiosa e pode evoluir para quadros graves, especialmente em grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades.

De acordo com o médico Luiz Cichoski, a melhor forma de se proteger contra o vírus Influenza é por meio da vacina. “A imunização é segura e reduz consideravelmente as chances de desenvolver formas graves da doença. É fundamental que a população entenda a importância de se vacinar todos os anos”, afirma o profissional.

Publicidade

O problema apresenta sintomas como febre alta, dores no corpo, tosse seca e cansaço intenso. Em alguns casos, pode causar complicações respiratórias e levar à internação. Segundo Cichoski, a disseminação da doença é favorecida em ambientes fechados e com pouca ventilação, especialmente durante o inverno.

Além dos riscos à saúde, a situação também tem impactos na rotina dos trabalhadores

“A Influenza justifica o afastamento das atividades profissionais. Quando diagnosticada, a pessoa tem direito a atestado médico e deve permanecer em repouso para evitar a transmissão”, explica Cichoski.

Como se proteger

Para não pegar influenza A, é crucial seguir medidas de higiene e prevenção, como lavar as mãos com frequência, evitar tocar o rosto sem as mãos limpas e usar máscaras em ambientes fechados.