
Um dos primeiros tratores do município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, foi restaurado e se tornou uma relíquia para a família de Balduíno Oberherr, que o comprou em 1974. O veículo, um Massey Ferguson da década de 70, resistiu ao tempo e "voltou à ativa" com a missão de preservar uma história.
Após o falecimento de Balduíno em 1993, o filho Waldir Oberherr e o neto Cássio decidiram restaurar o pertence com o objetivo de manter a originalidade e permitir que futuras gerações conheçam e valorizem o equipamento que marcou época nas lavouras da região.
Segundo os agricultores, a decisão pela reforma completa veio após um temporal registrado em 2024, que derrubou o barracão onde os maquinários eram guardados, na linha Volta Grande, interior do município. O "xodó" sofreu danos consideráveis na estrutura.
“Foi muito feliz quando buscamos ele após sete meses de restauração. Agora já está na quarta geração. Mantemos a originalidade e vamos preservá-lo”, contou Cássio.
Waldir relembra com carinho o tempo em que o Massey foi essencial para os trabalhos do campo. “Era muito usado nas nossas lavouras e também para outras pessoas que precisavam dos serviços. Praticamente virava dia e noite trabalhando”, disse.
Durante a restauração, uma das mudanças mais significativas foi a substituição do antigo sistema de direção, conhecido como "queixo duro", pela opção hidráulica, proporcionando mais conforto e facilidade no manuseio, sem comprometer a essência do modelo original.