
As regras para quem deseja se aposentar continuam passando por ajustes graduais e exigem atenção redobrada dos contribuintes. O assunto foi tema do programa Radar da RCO, na manhã desta quarta-feira (21), que contou com a participação da advogada Edna de Werk Cericato, especialista em direito previdenciário.
Logo no início da entrevista, a advogada destacou que as mudanças aplicadas neste ano não representam uma nova reforma. Segundo ela, todas as alterações já estavam previstas desde 2019, quando foi aprovada a Emenda Constitucional 103 e fazem parte de um período de transição que segue até 2031.
“As mudanças nas aposentadorias, elas já vêm sendo progressivas ao longo da Emenda Constitucional. Em 2026, a gente não tem uma nova lei que venha trazer alterações, mas sim regras que já estavam previstas lá em 2019”, explicou.
Edna ressaltou que essas regras funcionam de forma sucessiva, com aumento gradual da idade ou do tempo de contribuição, permitindo que os segurados se adaptem ao longo dos anos.
"Progressivamente vai elevando ou o tempo ou a idade. Então, as pessoas vão se adequando”, afirmou.
De acordo com a advogada, quem não possuía direito adquirido antes da reforma precisa avaliar cuidadosamente qual regra de transição é mais vantajosa, levando em conta não apenas o momento de se aposentar, mas também o valor do benefício.
Ela reforçou ainda a importância do planejamento previdenciário antes de fazer o pedido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo Edna, em alguns casos, esperar alguns meses ou até um ano pode resultar em um benefício maior.
“Hoje é muito importante que o segurado faça um planejamento previdenciário e não simplesmente completar os requisitos e encaminhar a aposentadoria”, alertou.
Além disso, Edna de Werk Cericato detalhou questões relacionadas à aposentadoria de agricultores, situações de quem possui período de trabalho na agricultura combinado com carteira assinada e outros pontos considerados fundamentais para o cálculo correto do benefício.
Confira a entrevista completa:











