
Uma história simples, mas cheia de afeto e dedicação, emocionou pais, alunos e professores da Escola Irene Filippi Tomé de Moura, no município de Águas Frias (SC). Durante um show de talentos promovido pelo local, a estudante Brenda Luiza Alves Schiavo, de apenas 11 anos, contou que, desde 2021, ensina o bisavô Pedro Donato, de 91 anos, a ler, escrever e usar o celular - esse último a pouco.
Com paciência, Brenda faz questão de dividir com o familiar tudo o que aprende na escola. “Ela é como uma professora”, diz o idoso. O gesto virou inspiração para colegas de sala. Diferente de muitas crianças de sua idade, que preferem se isolar em jogos e redes sociais, Brenda escolheu passar parte de seu tempo livre ao lado de Pedro.
“Ela faz o caminho inverso. Enquanto muitos evitam o convívio com os idosos, ela busca essa proximidade, com amor e respeito”, afirma a professora Liciane da Silva, que enalteceu a atitude dela.
Segundo a educadora, atitudes como a de Brenda deveriam servir de exemplo. “Seria um incentivo para as crianças visitarem os familiares, ter esse contato próximo. O que ela faz é muito especial.”
Ensino não somente teórico
A rotina de estudos da dupla inclui atividades simples, como soletrar palavras, escrever pequenas frases e entender os botões do celular. Tudo com o apoio e paciência da bisneta, que vê o aprendizado como uma forma de retribuição pelo amor que recebe. Além disso até alguns exercícios de Educação Física são realizados.
A história que começou discretamente, dentro de casa, só chegou ao conhecimento da comunidade neste ano, quando Brenda resolveu contar a parceria que tem com o senhor Pedro.