A 2ª Copa Integração encerrou suas atividades nesta quinta-feira (04), movimentando os ginásios de Pinhalzinho e reunindo projetos e municípios da região. Mais de mil crianças participaram na categoria masculina, número que demonstra o crescimento significativo da competição. Na primeira edição, realizada no ano passado, apenas quatro municípios estiveram envolvidos, mas o bom resultado inicial atraiu novas adesões.
Organizador do evento e responsável pela modalidade de futsal na Fmec (Fundação Municipal de Esportes e Cultura) de Pinhalzinho, Lewis Heineck destacou que o principal objetivo da Copa Integração não é o placar, mas sim a oportunidade de incluir mais crianças no ambiente competitivo.
“O nosso primeiro objetivo dessa competição é colocar aquelas crianças que não fazem parte do rendimento jogar jogos oficiais, sentir a emoção de estar uniformizada, de viajar, de disputar uma premiação. As categorias de rendimento não conseguem ofertar competição para todas as crianças das escolinhas, e essa competição consegue. Com o rodízio de atletas, a organização dos professores e o apoio da região, tivemos mais uma edição de sucesso da Taça Integração”, explicou.
Lewis também reforçou que a tendência é de continuidade e expansão. Neste ano participaram Pinhalzinho, Serra Alta, Modelo, Saudades (com equipes do centro e do Polo do Distrito de Juvêncio), Maravilha, Águas Frias e Duda Futsal. Segundo ele, a adesão de novos municípios nesta edição mostra que o projeto segue em crescimento.
“Essa foi a segunda edição, e já tivemos a entrada de três municípios novos. A ideia é sempre aperfeiçoar, abrir para que outras cidades também possam sediar jogos e até as finais, porque o intuito aqui é oportunizar nossas crianças. A praticarem esse esporte num nível mais de rendimento, algo que todos gostam, mas que nem sempre é possível. Aproveito para agradecer aos parceiros, aos municípios participantes e aos professores da Fundação, que fizeram um excelente trabalho”, completou.







