37ª Taça Carlos Culmey ocorre a partir desta sexta-feira (24) em Caibi

São esperadas mais de duas mil pessoas no segundo maior evento esportivo da América Latina

Felipe Eduardo Zamboni
Por Felipe Eduardo Zamboni
23/11/2023, 16:51
Atualizado há 3 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Torneio é em homenagem para Carlos Culmey, um dos colonizadores deste municípios (Foto: Divulgação)Torneio é em homenagem para Carlos Culmey, um dos colonizadores deste municípios (Foto: Divulgação)

Considerado o segundo maior evento esportivo da América Latina, a Taça Carlos Culmey chega na sua 37ª edição em 2023. A competição neste ano será disputada em Caibi nos dias 24, 25 e 26 novembro. Estarão presentes 15 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e da Argentina.

Serão 12 modalidades com mais de duas mil pessoas envolvidas. Pinhalzinho vai participar com mais de 100 atletas em 10 categorias. A Capital da Amizade até ficou fora da competição por um tempo, mas voltou a participar nos últimos anos. Segundo Flávio Both, secretário de Esportes, o município almeja ser sede da Taça em 2026 ou 2027.

Participam da 37ª Taça Carlos Culmey o anfitrião Caibi, Cunha Porã, Cunhataí, Maravilha, Pinhalzinho, Palmitos, Riqueza, Saudades e São Carlos representando Santa Catarina, Santo Cristo, Cerro Largo e Salvador das Missões vindos do Rio Grande do Sul e os argentinos Puerto Rico, Ruiz de Motoya, Capíovi e Monte Carlo. 

 

Quem foi Carlos Culmey

Carlos Culmey era um engenheiro civil alemão que veio para a América e foi um dos responsáveis por colonizar municípios no Oeste de Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e na Argentina, onde representava companhias colonizadoras.

Hoje, a competição que leva seu nome, reúne justamente os municípios por ele colonizados.

Relacionadas: