
O destaque de Chapecó nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) de 2025, com a conquista inédita do título de campeão geral, motivou o anúncio de novas ações voltadas ao fortalecimento do esporte no município. Em ato realizado nesta quinta-feira (18), no auditório da Prefeitura, a Administração Municipal apresentou um novo programa de incentivo aos atletas e confirmou o aumento dos recursos destinados às modalidades esportivas.
Durante a cerimônia, o prefeito João Rodrigues assinou a Lei nº 8.455, que institui o Programa Atleta Olímpico e Paraolímpico de Chapecó. A proposta, segundo o prefeito, busca garantir condições para que atletas com potencial de alto rendimento permaneçam no município e possam disputar competições oficiais em nível nacional e internacional.
"Às vezes nós temos atletas com grande potencial e perdemos para outros municípios, por não ter um incentivo como esse. Nosso objetivo é manter os talentos e dar o apoio para que os atletas que têm condições de disputar uma Olimpíada possam participar das competições oficiais, nacionais ou internacionais, que contam ponto para a busca do índice. Esperamos que em 2028 já tenhamos a bandeira de Chapecó na Olimpíada", afirmou Rodrigues.
A seleção dos atletas que poderão ser beneficiados pelo programa será realizada por uma equipe técnica da Secretaria de Esportes e Juventude, com base em critérios técnicos e desempenho esportivo.
Além do novo programa, o prefeito anunciou a ampliação dos recursos repassados às associações que mantêm as modalidades esportivas. O investimento, que era de R$4,8 milhões no ano passado, passou para R$5,55 milhões, representando um aumento de 15,5%. Ao todo, 29 modalidades serão contempladas, incluindo as categorias de paradesporto. Rodrigues também ratificou a intenção de Chapecó sediar novamente os Parajasc em 2026, competição criada no município.
O secretário de Esportes e Juventude, Agnaldo Veriato Pereira, destacou o desempenho das equipes e agradeceu o envolvimento das associações ao longo do ano.
"Ficamos muito satisfeitos pelos resultados alcançados, pelo título inédito dos Jogos Abertos e por isso a Administração Municipal está ampliando os recursos e antecipando o lançamento do chamamento público, para que as associações se credenciem e nós possamos aprovar e liberar os pagamentos no final de fevereiro e início de março. Vamos sentar com as modalidades e fazer o planejamento da Olesc, Joguinhos e JASC", disse.







