Basquete de Pinhalzinho terá mais competições no ano e ampliação de equipes
A criação da Liga Oeste de Basquete ampliará o calendário da modalidade

O ano de 2025 promete ser de expansão para o basquete em Pinhalzinho. O município, que sempre se destacou pelo potencial esportivo, vem ampliando o apoio da modalidade e a criação da Liga Oeste de Basquete irá ampliar o calendário de jogos da equipe adulta, que antes disputava apenas amistosos e o Jasc.
A novidade vem para preencher uma lacuna histórica no basquete regional, trazendo uma maior motivação aos atletas adultos e gerando maior interesse de crianças e adolescentes para fazerem parte dos treinamentos e assim representar o município em competições.
Com a liga, serão disputados vários jogos ao longo do ano, com cada time jogando partidas em turno e returno. A fase final será realizada em Carazinho/RS, onde a cidade receberá as quatro melhores equipes para decidir o campeão.Os jogos terão início em março, com a primeira rodada acontecendo em Xaxim, e seguirão por todo o ano, com partidas em Pinhalzinho, Chapecó e São Miguel do Oeste.
Além da nova liga, Pinhalzinho está ampliando a participação das categorias de base, com foco no desenvolvimento de jovens talentos. A equipe da Olesc, que abrange atletas de até 16 anos, continuará na ativa e também será criada uma nova equipe para os Joguinhos, com jovens de até 18 anos. Esta é uma grande novidade, já que a cidade nunca teve uma equipe para competir nesta faixa etária.
“Será um ano de muitas oportunidades. O objetivo é integrar as diferentes faixas etárias e dar continuidade ao desenvolvimento dos atletas, desde os iniciantes até a equipe adulta. Esperamos que esse novo formato traga motivação para todos, além de fomentar ainda mais o esporte na cidade e em toda a região”, afirmou o professor Wojahn, responsável pela modalidade.
Toda a modalidade é bancada através da Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Pinhalzinho. A preparação para as equipes já começa na próxima semana, no ginásio da EMEB.