SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
18
18ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Esporte

CBF pode ser investigada em CPI proposta por deputado

Proposta quer apurar supostos crimes como uso indevido de recursos, assédio moral e espionagem interna

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
15/04/2025 09:50Atualizado há 5 meses
WhatsappFacebook
CBF pode ser investigada em CPI proposta por deputado
Ednaldo Rodrigues é presidente da CBF desde 2021 (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem sendo notícia pelo país inteiro, não pelo bom desempenho dentro e fora dos gramados, mas sim por supostas irregularidades dentro da instituição. Com isso, o deputado federal Coronel Meira (PL/PE) deu início à estruturação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar denúncias que envolvem a gestão do atual presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

Entre as acusações estão indícios de uso indevido de recursos financeiros, espionagem interna, assédio moral contra funcionários e formação de redes de influência com fins políticos. A proposta da CPI também destaca um possível conflito de interesses relacionado a decisões judiciais que, supostamente, favorecem diretamente Rodrigues.

Proposta da CPI foi apresentada pelo deputado Coronel Meira (PL/PE) (Foto: Câmara dos Deputados)

O deputado alega que há sinais alarmantes do uso ilícito do dinheiro movimentado pela CBF, uma entidade que lida com bilhões de reais anualmente. Com a instalação da comissão, o plano é convocar testemunhas, exigir documentos sigilosos e promover audiências com dirigentes da entidade máxima do futebol nacional.

Publicidade

Um dos episódios mais graves relatados envolve a instalação secreta de câmeras de segurança em um restaurante frequentado por membros da CBF. Segundo o jornalista Léo Dias, a ação teria sido orquestrada por dirigentes da entidade e autorizada por Ricardo Lima, atual presidente da Federação Baiana de Futebol e já eleito vice-presidente da CBF para o próximo mandato, que começa em 2026.