Rádio Centro Oeste

Com mais de 3 mil horas de jogo, Angelin Zago busca título nacional de Quatrilho

Águasfriense venceu a última etapa disputada e esgue entre os primeiros na disputa

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
23/07/2025, 17:28
Atualizado há 2 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Angelin Zago participou do programa Resenha Esportiva da RCO (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)Angelin Zago participou do programa Resenha Esportiva da RCO (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)

O baralho é um passatempo antigo, mas poucos jogos têm a tradição e a estratégia envolvente do Quatrilho e é nesse universo que o aguasfriense Angelin Zago vem se destacando. Ele está na disputa do Campeonato Brasileiro de Quatrilho, competição que já passou por sete etapas em 2025 e na qual Zago conquistou o topo do pódio na mais recente, realizada em Ibiam, Santa Catarina.

No ranking geral, Zago ocupa atualmente a sexta colocação, mas segue firme em busca da escalada rumo ao título nacional. E ele tem motivos de sobra para sonhar alto. Além da vitória na última etapa, seu histórico no jogo impressiona.

“Desde os 30 anos, jogo pelo menos uma vez por semana, por cerca de quatro horas. Já são mais de 3 mil horas de Quatrilho”, contou Zago durante entrevista ao programa Resenha Esportiva, na última terça-feira (22).

O gosto pelo jogo veio cedo, ensinado por seu pai quando tinha apenas 12 anos. Desde então, nunca mais parou.

Representando o Oeste Catarinense

Nas primeiras edições do Campeonato Brasileiro, Zago era o único representante da região. A esposa era sua companheira inseparável nas longas viagens pelas etapas do circuito. Hoje, já não está mais sozinho, outros jogadores de Pinhalzinho, Águas Frias e arredores passaram a competir também, fortalecendo a presença regional no cenário nacional.

A evolução foi tamanha que Pinhalzinho já sediou etapas do Campeonato Brasileiro este ano e agora Zago quer mais. Ele sonha em trazer uma etapa do campeonato para Águas Frias, cidade onde aprendeu a jogar e mantém suas raízes.

Mas antes disso, o foco está na reta final da atual temporada. As próximas etapas acontecerão em Chapecó e Cotiporã (RS). Esta última será ainda mais especial, valerá tanto pontos para o Campeonato Brasileiro quanto para o título da Copa do Brasil de Quatrilho. E Zago já confirmou presença.

Ainda neste ano os jogadores de Quatrilo terão etapas em Faxinal dos Guedes, Irani e Iomerê.

O que é Quatrilho?

Com forte presença na região Sul do Brasil, o Quatrilho é um jogo de cartas tradicional (jogado com o baralho espanhol) muito popular especialmente entre descendentes de italianos, em cidades do interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O nome vem do italiano quatriglio, uma variação regional que remete à ideia de dupla ou quarteto — já que o jogo é disputado entre dois times de dois jogadores.

A dinâmica envolve blefes, estratégias e combinações que exigem atenção e cumplicidade com o parceiro, sendo chamado por alguns de "xadrez do carteado". O jogo chegou ao Brasil com os imigrantes italianos no fim do século XIX e acabou se enraizando fortemente em regiões como a Serra Gaúcha e o Oeste Catarinense.

 

Relacionadas:

Ouça ao vivo