
A chama que simboliza a união, o espírito esportivo e a tradição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) foi acesa na manhã da quinta-feira (06), em Brusque, cidade berço da competição. A cerimônia reuniu cerca de 200 pessoas, entre autoridades, dirigentes esportivos e atletas que representam Chapecó na Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC).
O vice-prefeito de Chapecó e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jasc, Valmor Júnior Scolari, esteve presente e recebeu os símbolos oficiais do evento, a bandeira dos Jogos Abertos e a bandeira do Fogo Simbólico, entregues pelo superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Luiz Paulo de Souza da Silva, e pelo presidente Jeferson Ramos Batista.
A solenidade começou com um resgate histórico sobre o Fogo Olímpico e sua importância como representação de união e continuidade esportiva. Inspirada na mitologia grega, a cerimônia utilizou um método tradicional para acender a tocha: o calor das brasas que deu combustão ao pavio.
A tocha foi entregue à senhora Eugênia Regina Schlosser Niebuhr Loss, neta de Arthur Schlosser, criador do Jasc em 1960. Ao lado do presidente da Fesporte, Eugênia repassou o fogo simbólico a Valmor Júnior Scolari, que realizou o acendimento da Pira Olímpica.
A Pira permanecerá acesa em Brusque até o dia 17 de novembro. No dia seguinte, o Fogo Simbólico chegará a Chapecó, onde uma nova cerimônia marcará a recepção oficial da chama.
Durante o evento, Valmor Júnior Scolari destacou que Chapecó vive os preparativos finais para receber atletas e delegações de todo o estado. Ele ressaltou que o município investe em obras estruturantes que ficarão como legado esportivo, como a nova pista de atletismo no Verdão, o Parque Eldorado e a Arena Chapecó.
“Estamos preparados para receber a todos com uma linda festa do esporte, com muitas novidades e surpresas que vão conquistar atletas, dirigentes e comissões técnicas”, afirmou.
(Foto: Junior Slivinski)Os Jogos Abertos de Santa Catarina ocorrerão entre os dias 18 e 29 de novembro, reunindo cerca de 6 mil atletas de 147 municípios. Ao todo, serão 29 modalidades disputadas em 31 praças esportivas de Chapecó. A abertura oficial está marcada para o dia 19, às 19h30, na Arena Condá, com entrada gratuita ao público.