
















A abertura oficial dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) reuniu emoção, homenagens e um grande espetáculo artístico nesta quarta-feira (19), na Arena Condá, em Chapecó. Com o tema da superação, o evento contou com show de luzes, apresentações de dança, entrada das delegações, acendimento da pira olímpica e show nacional com a banda Biquini Cavadão.
A cerimônia começou com uma coreografia com as bandeiras dos Jasc, seguida pela apresentação “Fênix”, que representou os momentos de dificuldade vividos por Chapecó e sua capacidade de renascer mais forte. Na sequência, o público vibrou com o espetáculo de dança “Energia”.
A entrada das delegações reuniu 1.450 participantes, representando os 147 municípios que disputam a etapa final dos Jasc. O atleta do Karatê, Wesley Bergamin, conduziu a bandeira de Chapecó, enquanto a atleta da bocha, Noeli Dalla Corte, foi responsável pelo juramento do atleta. Daniele Campigotto, do Atletismo, conduziu o fogo simbólico, entregando a tocha para Lorenzo, filho do ex-goleiro Danilo, herói da classificação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana e uma das vítimas do acidente aéreo na Colômbia, em 2016.
Um vídeo produzido com Inteligência Artificial emocionou o público ao reproduzir a imagem e a fala de Danilo. O ex-zagueiro Neto, sobrevivente da tragédia, acompanhou Lorenzo até a pira olímpica para o acendimento do fogo simbólico.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que o mascote dos Jogos, o Danilinho, foi inspirado no goleiro.
“Ele serviu de inspiração para muitas pessoas, foi um exemplo de dedicação e superação. E todos os brasileiros, catarinenses e chapecoenses se superam a cada dia para dar o melhor para suas famílias. Os Jogos Abertos também têm muitos momentos de superação dos atletas”, ressaltou.
Neto também deixou sua mensagem aos presentes.
“Quando o Danilo defendeu o chute do San Lorenzo eu disse que ele tinha salvado a gente. Ele disse que a defesa foi simples pois foi no seu raio de ação. O vencedor é humilde. E eu sou grato por esse momento. E para os atletas que disputam os Jasc, deem o melhor de vocês todos os dias”, afirmou.
(Foto: Guilherme Brazzalle/Ascom/Fesporte)Representando o governador Jorginho Mello, o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, destacou a parceria com Chapecó.
“Estamos em sintonia para realizar um dos melhores eventos esportivos de Santa Catarina”, afirmou.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Fernando Krelling, ressaltou a importância do esporte e mencionou os deputados Altair Silva e Luciane Carminatti, presentes no evento.
A abertura dos Jasc terminou com um show nacional da banda Biquini Cavadão, que animou cerca de oito mil pessoas na Arena Condá. No repertório, sucessos como Impossível, Vento Ventania, Tédio, Zé Ninguém e Timidez.
“Já fizemos shows em alguns estádios mas para nós é uma honra tocar na abertura dos jogos na Arena Condá”, afirmou o vocalista Bruno Gouveia.